quarta-feira, 23 de março de 2011

O fim de uma caminhada ou o inicio de uma nova caminhada

Tudo depende do que cada um acredita ou do que prefere acreditar. Sinceramente, nem tenho uma opinião muito bem formada acerca disso mas prefiro acreditar que nem tudo acaba ali naquele momento.
A razão deste post é que, ultimamente, tenho a sensação de que há demasiadas pessoas a falecer, demasiadas pessoas a deixar um lugar vazio neste mundo para quiçá preencher outro lugar onde quer que seja. Não falo só de pessoas famosas (porque são dessas que todos nós ouvimos falar), falo de todos aqueles que também perdem alguém que lhes é demasiado próximo.
Desde criança que soube o que era perder alguém que nos é demasiado próximo, sei o que é ficar a sentir que perdemos uma parte de nós assim sem mais nem menos, sei o que é perder o nosso pilar e ficarmos à deriva... infelizmente, soube-o mais de uma vez, mas também tenho que ser sincera e admitir que todas as vezes que se seguiram foi bem mais fácil. A primeira vez foi a que doeu mais, foi querer entrar naquele buraco junto. Foi desistir de viver, foi um questionar tudo o que sempre me disseram sobre a religião católica. Foi um querer encontrar aquele tal 'Deus' e querer acertar contas com ele porque me levou uma das pessoas mais importantes da minha vida.
Falo aqui da morte porque mais um figura pública faleceu, deixando marcas no nosso mundo. Uma entre tantas, é pena que tudo tenha um fim. É pena que encaremos as perdas de forma triste e que fique um género de vazio no mundo. 
Afinal esta é a única certeza que temos no primeiro momento em que abrimos os olhos pela primeira vez, a certeza que um dia os iremos fechar para todo o sempre. Sou só eu a achar que esta passagem é demasiado rápida e que tudo acaba demasiado rápido? Que fica tanto por viver, experimentar, aproveitar... epah não sei não...

10 comentários:

  1. Não, querida. Chego a ficar assustada com a velocidade a que vejo a vida passar. As semanas parecem horas, os dias parecem minutos. Há mesmo que usufruir da vida hoje, agora. O mais possível.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Quando somos crianças ainda não temos a noção de que a vida é finita. Só mais tarde, enquanto jovens, o contacto com a morte nos começa a fazer temer a perda daqueles que nos estão mais próximos.
    A ideia de morte na primeira pessoa, vem quando olhamos à nossa volta e constatamos que não resta mais ninguém, para além de nós. Todas as gerações que conhecemos como os pilares da nossa existência, aos poucos foram desaparecendo, deixando um vazio na nossa vida e a sensação de que agora somos nós a ocupar o corredor da morte.
    No que me diz respeito, não é o medo da morte que me assusta, mas o modo como se morre. Olho para os velhos da "minha aldeia" e noto tanta tristeza que, penso, não é assim que quero morrer.
    Não me preocupo com o que há para além da morte. Preocupo-me com o que fica, depois da morte. É-me difícil imaginar o mundo sem mim...

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida é o começo de uma nova caminhada =)

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que fica sempre muito por fazer, aproveitar, experimentar... =(

    ResponderEliminar
  5. Realmente esta passagem é muito rápida com tanto que existe para viver e tantas pessoas e locais para conhecer... Há que aproveitá-la ao máximo porque o fim nunca se sabe quando vai chegar...

    ResponderEliminar
  6. Por isso é que temos de aproveitar tudo e mais alguma coisa e não deixar escapar nada nesta vida... É única ;)

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que, com as pessoas que amamos, achamos que é sempre rápido demais...

    ResponderEliminar
  8. Não linda, não és mesmo a única. Penso que a vida tantas vezes passa a correr, e temos que a aproveitar bem, para não fugir-nos por entre os dedos.

    ResponderEliminar
  9. Quando penso nisso, no fim, fico sem compreender porque ainda há pessoas capazes de actos de maldade tão grandes, se acabamos todos da mesma forma e a nossa vida é tão frágil.

    ResponderEliminar
  10. É sempre complicado falar e pensar nesse tema porque no final de contas nós não temos medo de morrer. Temos sim medo do desconhecido. Se as pessoas soubessem o que aconteceria já não havia essa sensação que tinha passado rápido demais e até podia deixar de ser tão doloroso quem sabe?
    Eu prefiro pensar que as pessoas vão para um lugar melhor que este. São escolhas =)

    ResponderEliminar

Lets talk about maternity

 Aquelas coisas que só pensamos que acontece aos outros. Ups, Estou Grávida!! E agora?!? Pois é 2021 acaba com uma promessa que 2022 será um...