sábado, 12 de março de 2011

Eu faço parte da geração à rasca!

Sinceramente faço e sempre fiz. Todos nós a partir do momento que nascemos fazemos parte da geração à rasca. As coisas estão mal, pois estão. Eu estudei e trabalhei, muitas noites mal dormidas para conseguir pagar as propinas, fui contra algumas pessoas que achavam que o melhor que fazia era deixar de estudar. Tirei uma licenciatura que sinto que podia ter dado mais de mim mas na maior parte dos dias trabalhava as 8h diárias e ainda tinha que apanhar com uma seca de aulas que só visto. O meu curso tem uma teoria fantástica, é um curso que dá trabalho mas também se faz muito bem. Sejamos realistas, há cursos e cursos e alunos e alunos. Eu nem fui para o que realmente gostava, mas isso não fui porque avisaram-me logo que ia arrastar a matemática durante muito tempo. Talvez até não arrastasse porque eu gosto de números, gosto de coisas lógicas e talvez essa fosse a minha verdadeira vocaçao.
Falando da geração à rasca que é aquela que vive a vida ao momento, aproveita tudo o que a vida nos oferece e que ainda quer mais. Na verdade isto é injusto. Eu tirei uma licenciatura e trabalho num restaurante de fast food da mesma forma que trabalham lá jovens que mal fizerem o 6º ano. Onde está a diferença aqui? Não é nenhuma. Mas isto vem de onde?
A minha familia não é nenhum exemplo para se seguir mas nós somos pessoas de garra e por isso mesmo eu decidi que apesar de ter andado a brincar no secundário que havia de tirar uma licenciatura. e para quê? Para andar a servir refeições às outras pessoas e por vezes ser tratada como se fosse lixo por algum senhor engenheiro que se julga com mais escolaridade que eu e que secalhar até teve de 'comprar' a sua licenciatura.
Se gostava de ter um trabalho a sério? Se gostava de ter oportunidades como vejo algumas pessoas terem? Claro que sim. Tenho a certeza que seria uma boa profissional e sei que poderia fazer muita coisa se trabalhasse na área que gostava de trabalhar. Se já desisti? Isso ainda não sei. Se estou à rasca? Isso estou de certeza que mais dia menos dia fico sem emprego e depois quero ver como me sustento a mim e ajudo a minha mãe.
Nós (a minha família) sempre fomos daquelas pessoas à rasca. Nunca me faltou comida na mesa mas faltaram outras coisas. Por isso mesmo sou lutadora e sempre lutei por tudo aquilo que acredito. Agora se acredito que este país alguma vez vá mudar... aí a conversa já é outra.
Nós, a geração à rasca que já vem desde a altura dos meus pais, não tem emprego e os que há são precários, não temos dinheiro, não há igualdade e muito menos vontade que exista. Isto não pode e nem vai partir de nós se continuarem a eleger gajos que mantenham todos os privilégios que a classe alta tem. A geração à rasca continua à rasca e eles continuam com os bolsos cheios de dinheiro. 
Na verdade nunca serei rica, tenho uma licenciatura para trabalhar de graça e ajudar o próximo mas se ao menos me oferecessem um ordenado já era bom, porque nem isso acontece. Ultimamente nem voluntariado aceitam...
Infelizmente não fui à manifestação porque tenho que tentar manter o meu emprego rasca mas que é o que me põe o comer na mesa todos os dias... mas meus caros a mudança está em nós e quando voltarem a se chegar perto de uma mesa de voto pensem no que fazem, ou talvez nem cheguem lá perto.
Os Homens da Luta é que o fizeram bem, gostava eu de ter a coragem deles em fazer o que dizem...porque há muito boa gente por aí que fala, fala mas fazer está mas é calado que daqui não tiro o pé.

Este deve ser o texto mais sem nexo alguma vez escrito, é porque o sangue de revolucionária ferve-me nas veias e começo a sentir que nada se pode fazer...

8 comentários:

  1. Não é de todo um texto sem nexo Gaja, muito pelo contrário... li-o até ao fim e lia mais umas linhas se fosse preciso! Tens toda a razão em tudo o que disseste... tb eu pertenço à geração rasca, a minha vida nunca foi fácil e continua a não sê-lo... nunca me faltou o básico mas nunca tive tudo aquilo que queria... mas é bom assim, porque assim esforço-me e luto e não fico à espera que me caia tudo de mão beijada, como acontece a muita gente, filha de paizinhos ricos! força ai... hás-de encontrar um emprego à tua medida! beijocas***

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente...as coisas vão de mal a pior, mas os culpados disto somos nós, pois aqueles camelos andam a encher os bolsos com o nosso dinheiro.
    E em relação à licenciatura, acho que hoje em dia ir para a universidade é só mesmo para ir gastar dinheiro, pois somos licenciados, mas os outros com o 9ºano tem mais direito que nós. É nesta merda de país que vivemos.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente...as coisas vão de mal a pior, mas os culpados disto somos nós, pois aqueles camelos andam a encher os bolsos com o nosso dinheiro.
    E em relação à licenciatura, acho que hoje em dia ir para a universidade é só mesmo para ir gastar dinheiro, pois somos licenciados, mas os outros com o 9ºano tem mais direito que nós. É nesta merda de país que vivemos.

    ResponderEliminar
  4. falaste bem. não percebo como votam sempre no mesmo e depois quem paga somos nós. não desistas de lutar pelos teus sonhos, quando menos esperamos a sorte bate à porta. as licenciaturas já não são garantias para nada, pelo contrário, às vezes até complica "tem habilitações a mais" e blablabla. vivemos num mundo de exploração.

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  5. Estiveste muito bem. Gostei de ler e concordo com imensos aspectos.

    bjinho

    ResponderEliminar
  6. Quem fala assim não é gago. A maior parte das pessoas, e falo também por mim, não tem a mínima noção do que é ter que além de estudar ter que trabalhar para se sustentar.Infelizmente temos muito o hábito de tomar as coisas por garantidas. Ouço por todos os lados as pessoas a dizerem mal dos Homens da Luta. Eu sou completamente a favor. Já que não vamos lá para ganhar ao menos que vamos lá para marcar uma posição e demonstrarmos que não estamos satisfeitos com o nosso governo.

    ResponderEliminar
  7. Não é de todo um texto sem nexo... Infelizmente é a realidade de muitos portugueses, jovens e menos jovens, que se vêem a ultrapassar momentos muito difíceis e sem conseguirem vislumbrar melhorias no horizonte. Temos de ser, sem dúvida, menos conformados, para ver se este Portugal avança em direcção a um bom porto...

    ResponderEliminar
  8. Sem nexo, qual quê! Tens a alma revolucionária dos portugueses, o pior é que em alguns está adormecida ou então corrompida... Temos que mudar! Chega de gerações "rascas"...

    ResponderEliminar

Lets talk about maternity

 Aquelas coisas que só pensamos que acontece aos outros. Ups, Estou Grávida!! E agora?!? Pois é 2021 acaba com uma promessa que 2022 será um...