quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mito vs Verdade

Acho que ainda há pessoas que pensam que no Algarve é praia o ano todo e só boa vida. Pois bem, não é bem assim. Aqui também chove torrencialmente, faz frio, faz muito vento, faz trovoadas, há inundações, há marés vivas. Temos todas essas coisas que o resto do país também tem. A minha cidade é uma das que tem menos precipitação ao longo do ano de toda a Europa, sim é verdade. Temos sorte (ou azar, depende do prisma que se vê) de ter mais dias solarengos, de termos uma temperatura mais amena, de termos melhores temperaturas para irmos dar ali uns mergulhinhos à praia em pleno Março ou Abril (só para corajosos) esplanar o ano quase todo. Mas depois temos as secas de verão, que pouca importância dão a esse facto mas a verdade é que os lençóis freáticos estão cada vez mais secos e com os níveis mais baixos de toda a história.
Penso que os arquitectos que desenham e planeiam a construção da maior parte das estruturas por aqui não se lembra disso. O caso mais recente é o Aeroporto de Faro que praticamente levantou voo no domingo e vamos ver como sobrevive a hoje (que isto está agreste), devido ás suas infra estruturas feitas para aguentar apenas bom tempo. Os centros comerciais são maioritariamente abertos e quando chega o inverno é uma boa porcaria para ir às compras... entre tantas outras coisas. 
Mas esta coisa do mau tempo aqui não é recente como algumas pessoas que conheço comentam. Desde pequena que me lembro de inundações que os meus vizinhos sofriam todos os anos, de árvores a voar, de casas mais frágeis serem levadas por enxurradas, entre tanta outra coisa. A diferença é que antes os meios de comunicação não andavam em cima do acontecimento.
Assim, venho aqui desvendar o mito de que por terras Algarvias só se vive de bom tempo e calor...pois nós também temos dias maus, são é em menos quantidade que no resto do país :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lets talk about maternity

 Aquelas coisas que só pensamos que acontece aos outros. Ups, Estou Grávida!! E agora?!? Pois é 2021 acaba com uma promessa que 2022 será um...